NOVOS ACHADOS EM PSICOPATOLOGIA E SUA SEMIOLOGIA!

(Resgatando sua origem a partir da filosofia)

Márcio Amaral

NOTA: apresento aqui as imagens (“Slides”) que serão projetadas em Sessão do C. DE ESTUDOS do IPUB, sexta-feira, 24 de outubro de 2025, às 10:30, acessível virtualmente em LINK a ser divulgado. Sou dos que defendem o TOTAL e LIVRE ACESSO às produções intelectuais, especialmente em se tratando de publicações científicas.

O livro de PSICOPATOLOGIA aqui apresentado é fruto de cerca de 35 apresentações de um CURSO COMPLETO para turmas de PSICOLOGIA DA UFF (Gragoatá) e também das incontáveis entrevistas de pacientes no IPUB e discussões muito ricas com RESIDENTES, ALUNOS DE GRADUAÇÃO (Medicina e Psicologia) e outros. 

Os achados aqui apresentados pertencem também àqueles que me questionaram apontando INCONSISTÊNCIAS no saber tido como oficial. Para muitos desses achados, posso me lembrar até do dia e do nome de quem fez o questionamento.

As alterações que fui fazendo nos anos que se seguiram me obrigaram a revisões anuais de todo o material hoje disponível na página do IPUB. 

Uma palavra em relação à CAPA: até 1990 (década do cérebro), imagens do cérebro ilustravam apenas livros de NEUROLOGIA. Desde então, a PSIQUIATRIA parece que aceitou voltar ao papel de sua caudatária. Como discuto nos dois livros aqui apresentados, inspirado em LEIBNIZ, o cérebro é apenas uma condição para as MENTES e essas implicam uma ESPAÇO INTERPESSOAL no qual vivemos. Os gregos já o sabiam bem, por isso a PSIQUÊ com suas asas de borboleta sobre e dentro do cérebro.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *