GOLPE NA UFRJ? EBSERH..CUIDADO COM O “TIRO NO PÉ”!

(Uma “festa de arromba” comemorando “arrombamento do CONSUNI”?)

……………………………….

“Hey,Hey,Hey, Que onda!/Que festa de arromba!” (Roberto e Erasmo Carlos)

Segundo quem esteve presente ao “encontro comemorativo da entrada da EBSERH”, entre os diretores de HUs, membros da Reitoria e do C. Hospitalar (04/2 sexta-feira), teria parecido uma “festa de arromba”…e nunca essa palavra foi tão adequada: estão promovendo mesmo um ARROMBAMENTO da UFRJ e do papel de seu principal FÓRUM de DECISÕES, o CONSUNI. Até agora, foram aprovadas “conversas e negociações” a serem apresentadas. Segundo relato, datas foram marcadas para assinaturas de contratos (set/22); visitas de “interventores informais” teriam sido agendadas e até quantias assinaladas. Apenas um jogo de cena para inibir incautos e ingênuos, disparando o sentimento de que “está tudo decidido e nem há mais o que discutir”. Da canção acima, fico com o “Que onda…!”. O efeito causado no relator da festa e num colega (do “BARRAR EBSERH”) que escreveu “infelizmente a Reitoria rasgou o Regimento da UFRJ mostram que, de início pelo menos, foram bem sucedidos. Esse “infelizmente” é lamento de quem se sente derrotado. Não é o meu caso. Pelo contrário, acho até que a precipitação pode pôr tudo a perder para eles. Conto sempre com o SENTIMENTO DE DIGNIDADE. É o que espero dos colegas.

……………………………….

NOTA: Só para usar uma comparação com o futebol: em tempos idos, alguns jogos (depois de empates) eram decididos no “cara ou coroa”. Um dos times combinou: quando o juiz atirasse a moeda e a pegasse entre as mãos, todos sairiam pulando e comemorando por antecipação. Foram considerados vitoriosos, desmoralizaram o expediente.
……………………………….

APRENDIZES DE LAVA A JATO
Montaram um MECANISMO, com início, meio e fim bem programados, mantendo as aparências do cumprimento de “formalidades democráticas”. Sabem aquelas pessoas que nunca sentiram respeito pelos semelhantes e que fazem da sentença “Com licença!” uma espécie de “salvo conduto” para sair acotovelando os demais? Quando chamados à atenção, respondem: “Mas eu pedi licença!”. Já do sentimento profundo de respeito nunca entenderam ou sentiram NADA em camadas mais profundas. Decoraram bem as regras de etiqueta que se aprendiam na “SOCILA”, guardando só aparência e formalidade. Resultado: ficam apenas POLIDOS...como punhais. Sei que vão falar mal da minha linguagem e deboches, considerados “pouco universitários”; são muito preocupados com aparências, já das deformações de suas CONDUTAS…nada a dizer! Mas são “Trapalhões”; indo com sede demais ao pote deverão quebrá-lo. Sem o cumprimento de certas formalidades, tudo há de ser revertido. Pois se até as condenações espúrias da LJ estão sendo revertidas!
……………………………….

SAI “VIVA…”, ENTRA EBSERH! TRATORAGEM SÓ MUDOU O ALVO!
É realmente impressionante! Não conseguem esconder suas disposições fundamentais. Mas há algo mais interessante na situação e que termina por juntar os 2 projetos que nos ameaçam (tendo a desmoralização da comunidade acadêmica no centro). Depois da desmoralização, “na vida tudo passa; até outro VIVA… nos abraça”! Que pessoa desmoralizada cantará com a verdade do coração: “Daqui não saio, daqui ninguém me tira!/Nem à força e não caio nesse monte de mentira”? Pois se já teríamos caído! Que Direção, nomeada pela EB$ERH, oporia resistência à tomada do CAMPUS? Pois se até a maioria dos eleitos se curvou!
……………………………….

GENERAL! HAVERÁ RESISTÊNCIA!
E dependerá da mobilização, mas estou disposto a ir à penúltimas consequências! Caso sejam cumpridas as formalidades, ainda que sabendo do quanto enganaram o CONSUNI e a comunidade acadêmica, estaria disposto a engolir a quase imposição. Já se for como está sendo encaminhado…Não duvidem colegas! Diante de um ESCÂNDALO de grandes proporções, o MPF e a sociedade cobrarão responsabilidades e respeito à legislação, já que a PRINCÍPIOS não têm nenhum! E então, vamos ver o que fará o PT às vésperas das eleições. Estão na origem dessa perversão e o silêncio da ADUFRJ, do SINTUFRJ e até do movimento “BARRAR EBSERH” sugere um acordão.

NOTA POSTERIOR (15/2)- Dias depois desta postagem, o SINTUFRJ protestou contra as condutas da Reitoria. Bom sinal, mas disseram no seu jornal: “...a entrada da UFRJ se dará em um cenário de escassez de recursos”. Triste sentença: dá como favas contadas e fala de $$$, como se fosse o mais importante.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *