DIREÇÃO-IPUB: AMBIGUIDADES NA LUTA POR FINANCIAMENTO!
(Fim do REHUF: confirmada a manobra suja em função da EBSERH)
Márcio Amaral (espaço aberto para contestações e/ou desmentidos; nessas situações, escrevo “ATA INFORMAL”)

“O Governo ainda não conseguiu resgatar o nosso financiamento depois de 6 anos de abandono…!” Prof. Pedro Gabriel, falando como se fosse um porta-voz do governo (PLENÁRIA do IPUB 18/4).
Depois de apresentar o arrocho financeiro a que estamos submetidos, arrematou dizendo haver pelo menos uma notícia boa: “Tudo está tão ruim que só pode melhorar!”(com o típico risinho fora de hora e lugar). Era uma adaptação da tolice do“Quanto pior melhor!”. Nessas situações, lembro-me sempre de outro dito popular: “Nada é tão ruim que não possa piorar!”. É o que estamos vendo em GAZA com os horrores perpetrados pela dupla ISRAEL/USA! Frases como a citada acima, ditas por membro do governo (depois de 16 meses), seria tentativa de disfarçar incompetência ou má fé. Dita pelo Diretor da unidade vítima do arrocho, é uma ABERRAÇÃO! A impressão sobre seu “vínculo preferencial” saiu reforçada. Deve achar mesmo que a um GOVERNO LULA, tudo é perdoado. Eu, que o apoio na luta contra um CONGRESSO de tendência FASCISTA; na AÇÃO sobre GAZA e em muitas outras, digo que, em relação às UNIVERSIDADES, suas ações têm sido desastrosas. Quem vai liderar um movimento exigindo o cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases: “artigo 55: cabe à União assegurar, em seu orçamento, recursos suficientes para a manutenção e o desenvolvimento das instituições de ensino superior”?
Ao final da reunião, comunicou ele: “Saiu a SENTENÇA sobre o MANDADO DE SEGURANÇA impetrado por L. Lessa e M. Amaral CONTRA a UFRJ. Foi declarado EXTINTO…”. Pedi a palavra para um esclarecimento e disse: “O MANDADO não foi contra a UFRJ, e sim contra os desmandos de uma GESTÃO da REITORIA (a anterior). Soou estranha a necessidade dar esse esclarecimento a pessoas com experiência política! Ninguém está livre de escorregões, como confundir MANDADO com MANDATO! Não era só mais um escorregão, mas uma MALÍCIA tosca! Retomou ele a palavra: “É o que está escrito no MANDADO, “IMPETRADA- UFRJ”. Ou seja, reafirmou a deformação! Só para assinalar, recorreremos até o STF, se necessário! O mais interessante, porém, foi o silêncio que se seguiu! O estilo bombástico parecia pedir APLAUSOS e eu me preparei…SILÊNCIO!!! Os colegas parecem estar caindo em si! Aplausos vieram apenas quando a colega da MUSICOTERAPIA informou o reconhecimento pleno da profissão! PARABÉNS!!!
……………………..
EBSERH: NENHUMA INTENÇÃO DE MELHORA NA SAÚDE PÚBLICA!
Quando o ‘LULA-2’ lançou o REHUF (jan/2010), quase todos “morderam a isca”. Poucos sabiam do que se tramava nos porões do governo CONTRA a AUT. UNIVERSITÁRIA. Meses depois, tudo se esclareceu: era um embelezamento dos HUs para “pronta entrega” à EMPRESA que previa— como seu “modelo”: HC de P. Alegre— atendimento a PLANOS DE SAÚDE. Estivemos na linha de frente do mov. que a barrou, pelo menos e até 2023. Agora, tendo a EBSERH abocanhado nossas UNIDADES “mais intere$$antes”—HUCFF, IPPMG e ME, desprezando as demais (HESFA, INDC e IG)—ficou comprovado: seu interesse principal passa longe da melhoria da assistência pública à saúde! Toda a PERVERSÃO da EBSERH-REHUF ficou à mostra: serviram para o ABANDONO de UNIDADES mais necessitadas. Não são mais previstas parcelas do REHUF vitais ao nosso CUSTEIO, o que era uma DEFORMAÇÃO. Foi um último aperto no “GARROTE VIL” a que estamos submetidos. E o CH? O ZUMBI morreu de vez? Teremos um “Requiem” e missa de Sétimo dia?
……………………..
E OS HOSPITAIS FEDERAIS!? QUE ÓDIO SERÁ ESSE AOS SERVIDORES RJU?
Se o ‘LULA-1’ foi marcado por vários concursos públicos, o atual tem feito tudo para reduzi-los ao mínimo. Além disso, a EBSERH vai tentar assumir a gestão de parte dos nossos H. Federais. Os rumores são de que seu interesse se resumiria aos de IPANEMA e da LAGOA…Que faro tem para o“money…money..!”Os demais (Bonsucesso, Servidores, C. Fontes, Andaraí) que fiquem com Estado ou Município. Abocanhadas as UNIDADES “mais intere$$antes” (na UFRJ e outros Federais), só faltaria uma última manobra: retomar a proposta original de atendimento a Planos DE SAÚDE. E então, debochando da inteligência alheia, argumentariam que os mais pobres se beneficiariam…indiretamente, etc. (com as migalhas caídas do prato dos mais ricos, é claro)! Nada de bom pode resultar da repetição da divisão dos brasileiros em “PRIMEIRA e SEGUNDA CLASSE”! Desde que o PT (via HADDAD e Mercadante) aderiu às tais Parcerias Público Privadas, a Saúde Pública vem descendo a ladeira e Nísia parece não ter condições de lutar contra a tendência. Faz lembrar a parceria que a galinha propôs ao porco: ficariam ricos vendendo ovos com bacon. Ela entraria com os ovos e ele….”!
Ver a bela e bem fundamentada NOTA abaixo