O QUE JUNTA BOZO, LULA E PT? O DESPREZO À AUT. UNIVERSITÁRIA!
(Sob a inspiração do B. MUNDIAL: acabar com Servidores Públicos em geral)

NOTAS: 1- Em fala recente de apoio à EBSERH na UFRJ, Haddad acusou antigos profs-diretores de HUs de “contratações irresponsáveis de trabalhadores EQ”. Tentava “demonstrar” a importância da EBSERH a partir de nossa pretensa incompetência. Foi uma fala CÍNICA e IMORAL, pois calou sobre a origem do problema: a não realização sequer de UM concurso público para as UNIVERSIDADES no período FHC. Como ele é um ADULADOR DE FHC (seu “mentor informal”), preferiu atacar colegas que se desdobraram para manter vivos e atuantes nossos HUs. Participei ativamente do processo, junto com J. Ferreira e Carlos Edson (entre 1995-2002). E Haddad ainda veio com a conversa de ser “um de nós”. É bom, pois nem por IGNORÂNCIA ele pode se desculpar.
2- O SINTUFRJ publicou (10/2) protesto contra a conduta da Reitoria, mas incluiu sentença desastrosa: “…a entrada da UFRJ se dará em um cenário de escassez de recursos”. Tratou como favas contadas e se preocupou mais com $$$. Já no jornal seguinte (14/2) vemos um grande avanço: “O que é bom para a sociedade é ruim para esse governo…seu projeto é acabar com o serviço público…”. Triste é que, nesse caso, envolva também o PT.
……………………………
“Os poderosos não conhecem a importância de nossas investigações e pesquisas, nem sabem de que bens se privam ao descuidarem do avanço de conhecimentos sólidos” G. W. LEIBNIZ, 1703, “Novos ensaios” referindo-se às guerras que atrapalhavam o desenvolvimento das sociedades e das ciências.
……………………………
Desde as suas origens—PARIS, séc. XII ou Bolonha séc IX*—as UNIVERSIDADES têm desagrado aos poderosos: monarquias e igrejas; ditadores e políticos. Nada mais natural! Apenas o preço que pagamos por conhecimentos que contestam preconceitos tidos como essenciais para a manutenção de certos poderes. Em Paris, o preço de sua fundação passou pela EMASCULAÇÃO de ABELARDO, cujo ensino da DIALÉTICA abalara o poder eclesiástico. Seu trabalho (Notre Dame) foi um dos marcos da fundação da UN. DE PARIS, décadas depois de sua morte. Hoje não se fazem mais emasculações concretas; minam-se as potências através de garroteamento progressivo e promessas de agrados. É o que está em curso na UFRJ. Emergimos cheios de orgulho das lutas contra a EBSERH (2012-13) e hoje corremos o risco de passar pelo mais humilhante dos processos. Até recursos (16mi) já teriam sido disponibilizados ao HUCFF! A EBSERH é o maior exemplo de “PASSA BOIADA” no Brasil: aceitamos passivamente uma imposição que sequer cumpriu trâmites formais. Mais do que perder a AUTONOMIA, nossos órgãos de representação sairão disso profundamente humilhados.
……………………………
EBSERH: UM INSTRUMENTO DE HARMONIA ENTRE GOVERNOS?
É de espantar a harmonia entre agentes políticos e administrativos em torno da EBSERH, independentemente de filiação partidária. Vejam: 1- origem e implantação pelo PT; 2- todo apoio do inimigo (quase) mortal no poder; 3- gestão entregue a um general; 4- o PT deverá retornar ao poder; 5- é esperado que TODA a cúpula da EBSERH seja substituída por gente do PT. Por tudo isso, impressiona o empenho da gestão atual para entregar ao PT o que ele mesmo não conseguiu: submeter a UFRJ e entregar TODOS os HUs à EBSERH. Que milagre é esse em um ambiente tão contaminado e explosivo? Seria o “MAGO HADDAD” capaz de aproximar até o Bozo do PT? Teria a EBSERH conseguido alcançar o IDEAL para o S. Público (aliás, PRINCÍPIO da A. Universitária): não ser uma mera repartição pública a serviço do governo do momento, cujo interesse maior é SEMPRE se reeleger? Acredite quem quiser. Então, o que une todos esses interesses? A submissão ao B. MUNDIAL, inspiração e origem dos instrumentos de privatização na saúde pelo mundo (OSs, EBSERH e outros**) do qual o PT muito se aproximou, especialmente através de Mercadante (“MercadoAntes”, vou republicar texto a respeito). Não é ao PT que os gestores da EBSERH estão prestando um serviço. Vejam: como o PT prestou serviços ao BM...é a ele que os dois servindo estão…sabendo ou não! Vencida a etapa “Engolir a UFRJ”*** virão os próximos passos na PRIVATIZAÇÃO; e não é por MALDADE DO HADDAD, mas por disposição de PERSONALIDADE: uma reencarnação de CHAMBERLEIN, o inglês (do guarda-chuva) que acreditava poder negociar com Hitler.
……………………………
O QUE FAZER? IR À JUSTIÇA E AO MP…NÃO NESSA ORDEM!
Quem esteve à frente da vitória contra a EBSERH sabe da importância do MPF do Rio naquela vitória; não por apoiar alguém, mas pela garantia dada de que os trâmites legais seriam cumpridos. Participaram de discussões públicas e convocaram AUDIÊNCIAS em sua sede. As más línguas disseram que o faziam “só por ser um projeto do PT”, mas nunca deram margem a essa conclusão. Compreenderam profundamente a importância da A. Universitária (muito mais do que a maioria dos nossos colegas); sua importância para a sociedade e o desenvolvimento do conhecimento. Como nós, eles também gostam de acompanhar o resultado das suas intervenções, uma espécie de “followup”. Assim deverão cobrar, como é de esperado, pois o atropelo de DIREITOS entre nós é óbvio. Nossos colegas da gestão anterior sabem disso muito bem e seu silêncio é apenas mais uma VERGONHA. Afinal, foram eleitos em função daquela luta. No mais, é preciso que os colegas vençam a inibição de recorrer ao MP. Têm medo do julgamento interno? Mas, se temos entre nós gente sem a mínima sintonia com o espírito de JUSTIÇA e de DIREITOS! O MP é o órgão de controle social desses direitos e também o garantidor de que tudo, no serviço público (e no seu interesse), seja tratado com TRANSPARÊNCIA. Como eu disse, os “ebséricos” entre nós deveriam ser os primeiros a cumprir pelo menos os trâmites legais. Afinal, se preocupam tanto com a aparência! Já com a TRANSPARÊNCIA…
……………………………
*Em Bolonha eram apenas estudos jurídicos. A primeira UNIVERSIDADE propriamente dita foi a de Paris.**Quando um BANCO controla a saúde, sua referência continua sendo…o LUCRO. Mas o que está em jogo é muito mais do que $$. Sabem que os S. Públicos geram os maiores obstáculos ao avanço do seu poder sobre as sociedades: os SERVIDORES PÚBLICOS. A Suécia, cuja aproximação de um SOCIALISMO vem se dando em função de bons S. Públicos, é um exemplo perigoso…para o CAPITAL. Por isso, a Gde Mídia não perde oportunidade de a atacar.***No início desses movimentos, a EBSERH fingiu esnobar a UFRJ: estariam “sem dinheiro” e iam ver “o que podiam fazer”. Publiquei: “QUEM DESDENHA QUER COMPRAR”! Agora, sua frase é: “Com a adesão da UFRJ, a EBSERH será a maior empresa do mundo…“. Apostam na ingenuidade dos que se orgulham dessas bobagens, mesmo que sejam os miseráveis no processo. Há duas PSICOLOGIAS: uma investe no autoconhecimento e na AUTONOMIA individual; a outra (a do CAPITAL, desenvolvida na “Cambridge Analitycal”) estuda os piores traços dos humanos, desenvolvendo métodos para nos fazer agir como MASSA AMORFA.